quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Eufeme

Eufeme é o meu projecto de poesia ao qual me dedico de coração. A 21 de julho publicamos o primeiro número (n.º 0) com 60 páginas, uma revista com periodicidade trimestral, com design simples mas apelativo, agrafado com uns papéis de alta qualidade, e uma tipografia que privilegia a leitura.
O conteúdo é poesia, de vários autores, cada um à sua maneira e estilo. A regra é poesia.

No primeiro número colaboram os poetas:
Amadeu Baptista, Ana Barbeiro, Rui Tinoco, Jorge Velhote, Luís Quintais, Vítor Sousa, A.DaSilva O., João Esteves, Sara F. Costa e Sérgio Ninguém.

imagem: Eufeme #0

O nome da revista foi inspirado na Deusa Grega Eufeme, que na mitologia grega é a deusa do discurso correcto.

A Eufeme é uma publicação, que se rege por padrões bastantes singulares: – não tem fins lucrativos e sem qualquer ambição comercial, e mesmo sabendo que em princípio é um projecto com prejuízo financeiro, na verdade eu prefiro a satisfação que me dá um lucro imenso de satisfação.

A Eufeme encontra-se à venda em locais que privilegiam a poesia e a cultura como é o caso da Livraria Poetria no Porto e da Paralelo W em Lisboa. Não coloco à venda nos grandes centros nem nas livrarias que pertencem aos grupos económicos dos literatos habituais.
É vendida no site com envio através dos correios. Não tem publicidade, nem é sustentada por nenhum "tubarão" económico apenas eu a suporto com o meu tempo livre e dedicação.


imagem: Eufeme #0 à venda na Paralelo W, Lisboa.

Ontem dia 21 às 23h ficaram disponíveis as versões digitais da Eufeme #0 completamente gratuitas, penso que desta forma podemos chegar a mais leitores de poesia e talvez quem sabe até promover um pouco a poesia sendo gratuita desta forma. Confesso que a versão de papel é diferente pois é um objecto de colecção, mas para quem não quer gastar 4,5€ ou até se a Eufeme esgotar vai-se poder ler o mesmo conteúdo online ou nos tablets e similares.

imagem: Eufeme #0 em versão digital.


Estas edições digitais são lançadas no final do trimestre aquando a publicação de um nova magazine, para dar algum tempo à versão impressa de vender, já que esta tem alguns custos na sua produção.

Quer dizer que está para breve a Eufeme #1 (versão papel). Vai sair em outubro, em data ainda a divulgar.

a todos desejo boa poesia e até breve!
Sérgio Ninguém